segunda-feira, 11 de maio de 2009

Inspiração dos poetas

Foto: Divulgação





Atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido. Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. A temática do amor é comum a quase todos os filósofos gregos, entendido como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos.
Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade
única. Um sentimento característico dos seres humanos, uma figura mitológica da Antiga Roma, uma freguesia no concelho de Leiria, em Portugal. O município é limitado a norte/nordeste pelo concelho de Pombal, a leste pelo de Ourém, a sul pelos municípios de Batalha e Porto de Mós, a sudoeste pelo de Alcobaça e a oeste pelo concelho da Marinha Grande. O local tem uma faixa costeira a ocidente com o Oceano Atlântico. Cidade banhada pelos rios Lis e Lena, sendo o castelo de Leiria o seu monumento mais notável.
Cupido dos romanos e Eros dos gregos. Deus brincalhão, astuto, cruel e impiedoso, tiranizava os deuses e os homens, e se divertia com suas vítimas. Filho de Marte e de Vênus, e esposo de Psiquê, espalhava sobre a Terra a vida, a alegria, e a fecundidade; imperava no coração humano e em toda a natureza; “é a misteriosa força de afinidade universal, que atrai os elementos e seres, unindo-os, em íntima harmonia, para a maravilhosa obra da geração da vida”. Por sua mágica influência, tudo surge do Caos e da Terra. Os artistas representam-no dotado de asas e armado de flechas e setas fatais, que atravessam os corações, ou de facho que os devora. Tem sido e será sempre manancial fecundo das mais ardentes inspirações dos poetas.
PASSAGEM
PRÓXIMO AOS DEUSES SAFO DO QUE É FELIZ
CONSUMO DE UMA VIDA GREGA
SUA FACE MARCADA POR SOM
LIVRE DE SI E DO DESEJO CONTÍNUO
ENLOUQUECE A ARTE DE MITILENE

NO VEM E VAI DOS LEMBRADOS TEMPOS DOURADOS
GIGANTE EM CONTRASTE COM O INCOSCIENTE CELADO
NEGAÇÃO PERMITIVA
QUE CONCRETIZA A SAUDADE

DISSE QUE O CHÃO PARTIU QUANDO O NÃO ENTROU
SORRISO RECOLHIDO
COM AR PEDINTE DE RETORNO IMEDIATO
MAS DISTANTE....

TRANSCRIÇÃO MÚTUA DO VENTO
ATRÁS DA DESCRIÇÃO PRECISA
BASTA UM TEMPO QUE TE VEJA
SOA-ME AOS OUVIDOS E ENCENDEIA AS ENTRANHAS

DESTA VEZ SEM EXÍLIO
BUSCAMOS A APROXIMAÇÃO REMOTA
ENCONTRO MARCADO POR NOSTALGIA
QUE SE REPETE

VERTEBRA VELADA E VAZIA
COMPANHIA IMAGINÁRIA E CONSTANTE
BRISA BANDIDA DA RETOMADA SEM CONTROLE
NO REAL DO PRAZER EM PODAÇÕES

ABRIGA NA MENTE A IMEDIATIZAÇÃO
INDUZIU....
ENTRE OS BRAÇOS O GOSTO TOCOU
SEM GOZO, MAS EUFEMISMO

Nenhum comentário: